MP3JOSS

Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco toca ÚLTIMO DIA, frevo de Levino Ferreira

Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco toca ÚLTIMO DIA, frevo de Levino Ferreira

Choose Download Format

Download MP3 Download MP4

Details

TitleOrquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco toca ÚLTIMO DIA, frevo de Levino Ferreira
AuthorAbílio Neto
Duration2:14
File FormatMP3 / MP4
Original URL https://youtube.com/watch?v=aGKTEke1Ch0

Description

PEQUENA HISTÓRIA DO FREVO DE RUA

Dizem os grandes pesquisadores que a música que surgiu com a denominação de marcha-frevo, era inicialmente uma versão puramente instrumental com influências diretas da marcha-militar, do dobrado, do galope e da polca-marcha.

Esses mesmos pesquisadores enaltecem a figura do maestro José Lourenço da Silva (1889 -- 1952), regente da Banda da Polícia Militar de Pernambuco, homem que se tornou musicalmente conhecido como Capitão Zuzinha. Este músico e maestro foi aclamado como um dos "monstros sagrados" do frevo instrumental. Não há dúvidas de que foi ele o responsável pela transformação da polca-marcha em marcha-frevo na primeira década do século XX. Não teve até agora as homenagens que merece em Pernambuco!

Não há quem tire do maestro Zuzinha, de Paudalho, por esse fato, o título de Pai do Frevo. Esse diálogo em que na orquestra de frevo os metais "perguntam" e as palhetas "respondem", é uma criação dele que só faltou registrar em cartório, mas há homens como o escritor e jornalista Mário Mello que valem por um cartório inteiro! E ele deu-lhe esses créditos.

Mas dizem também que outro criador igualmente fabuloso foi quem definitivamente tirou o frevo daquele estágio de marcha-polca e o levou para a glória final da marcha-frevo que outra coisa não é a não ser aquilo que se passou a chamar de frevo-de-rua, aperfeiçoando o que o maestro Zuzinha criou. Esse criador, como a imensa maioria dos mestres do frevo, também não nasceu no Recife. Era natural de Bom Jardim. Seu nome: Levino Ferreira da Silva.

Levino nasceu em 02/12/1890 e morreu no Recife em 09/01/1970. Aos oito anos de idade começou a apresentar-se em Bom Jardim na banda do maestro Tadeu tocando trompa. Mais tarde aprendeu a executar outros instrumentos de sopro e todos os instrumentos da banda, passando a substituir automaticamente qualquer componente que faltasse aos ensaios ou apresentações.

Em 1910, com 20 anos de idade e já reconhecido como exímio instrumentista, transferiu-se para a cidade de Orobó (chamada então de Queimadas), em Pernambuco, para assumir o cargo de mestre da banda da cidade. Voltou pra Bom Jardim e atuou ainda na mesma década como mestre da banda Vinte e Dois de Setembro recebendo em decorrência disso diversos convites para organizar e dirigir bandas em cidades do interior pernambucano.

Nesse período começou a compor músicas para o carnaval embora não apresentasse ainda as influências do frevo. Em 1919, fez sua primeira viagem a Recife. Durante toda a década de 1920 e até meados da década seguinte, percorreu diversas cidades do interior pernambucano, apresentando-se em festas e dirigindo bandas como a de Limoeiro. Já no começo da década de 1930, suas composições começaram a se tornar conhecidas em Recife, uma vez que eram editadas pela Casa de Música Azevedo Júnior.

Em 1935, já com 45 anos, recebeu convite do maestro Zumba e mudou-se para o Recife. Nesse mesmo ano, teve seu frevo "Satanás na Onda" escolhido como vencedor do Concurso de Frevos do Recife, sendo, em seguida, gravado pela Orquestra Odeon. Seus frevos passaram a ser tocados por quase todos os blocos e clubes carnavalescos da capital de Pernambuco. Dizem que a partir daí passou a ser conhecido como Mestre Vivo, mas esperem que essa história será modificada!

Foi por essa época que o maestro Nelson Ferreira com o intuito de divulgar o carnaval e o frevo através do rádio, reuniu a nata dos músicos que atuava em Recife e formou a sua orquestra de frevo com nomes como Levino Ferreira, Felinho, Zumba, Zuzinha e Lourival Oliveira. É mole uma orquestra dessas? Foi essa mesma orquestra que se tornou nacionalmente conhecida que lançou os principais compositores e intérpretes dos grandes sucessos do carnaval do Recife e de Pernambuco.

Depois virá a continuação!

🎧 Just For You

🎵 Baller - Abor & Tynna 🎵 Dont Stop Believin - Journey 🎵 Moves Like Jagger - Maroon 5 Feat… 🎵 Blink Twice - Shaboozey & Myles Smith 🎵 Sorry Im Here For Someone Else - Benson… 🎵 Happy - Pharrell Williams 🎵 Irl - Lizzo & Sza 🎵 Eternity - Alex Warren 🎵 Wassup - Young Miko 🎵 Golden - Huntr/X, Ejae, Audrey Nuna, Rei… 🎵 Luther - Kendrick Lamar & Sza 🎵 Blinding Lights - The Weeknd